Documentos necessários para Usucapião: quais são?

Jovem branco com cabelo e barbas pretos, com um fundo de natureza verde, sorriso, óculos escuros, camisa azul e mochila aparecendo as alças pretas. Advogado usucapião; advogado especialista em usucapião; advogado especialista em usucapião sp; mateus freire — advogado especialista em usucapião; especialista usucapião; advogada usucapião; advogado regularização de imóveis; advogado usucapião sp; advogado inventario,advogado inventário,advogado para inventário,advogado para inventario,advogado especialista em inventário sp,advogado inventário sp,advogado especialista em inventario sp,advogado inventario sp,advogado especialista em inventario,advogado especialista em inventário,advogado especializado em inventário,advogado especializado em inventario,advogado especializado em inventário SP,advogado especializado em inventario SP,inventário advogado,inventario advogado,advogado especialista inventario,advogado de inventário,advogada de inventário,inventário extrajudicial advogado,advogado de herança,especialista em inventário,especialista em inventario,advogado para herança,advogado inventarista,advogado inventariante,advogada inventário,mateus freire — advogado especialista;
Mateus Freire

Regularizar um imóvel através da usucapião é uma ação importante para muitas pessoas. Por isso, veja abaixo os documentos necessários para a usucapião de um imóvel rural ou urbano, judicial e extrajudicial:

• Comprovantes de residência durante toda a posse

• Pagamento dos tributos do imóvel

• Certidão de matrícula do imóvel

• Certidão de Distribuição Cível da Justiça Estadual

• Certidão de Nascimento ou Casamento atualizada

• Eventual contrato de gaveta

• Extratos bancários, holerite, cópia da Carteira de Trabalho e da Declaração de Imposto de Renda

• Ata Notarial (na Usucapião Extrajudicial)

• Memorial Descritivo e Planta do imóvel

 

Agora, vamos falar sobre cada item:

• Comprovantes de residência durante toda a posse:

Reúna todos os comprovantes de residência em seu nome que demonstrem que você realmente morou no imóvel durante o período exigido, como contas de água, luz, telefone, etc.

• Pagamento dos tributos do imóvel:

São comprovantes de pagamento de tributos do imóvel, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou ITR (Imposto Territorial Rural). Não são obrigatórios mas ajudam, e você pode pedir usucapião mesmo sem esses pagamentos e/ou se o imóvel tiver dívidas tributárias.

• Certidão de matrícula do imóvel:

Solicite no cartório de registro de imóveis a certidão de matrícula atualizada do imóvel. Esse documento mostra a situação atual do imóvel e seus proprietários registrados.

• Certidão de Distribuição Cível da Justiça Estadual:

Essa certidão mostra se há processos judiciais envolvendo o imóvel ou o (s) proprietário (s) registrado (s). Você pode obtê-la no Fórum da comarca onde o imóvel está localizado.

• Certidão de Nascimento ou Casamento atualizada:

Apresente sua certidão de nascimento ou casamento atualizada para comprovar seu estado civil.

• Eventual contrato de gaveta:

Se houver um contrato de gaveta relacionado à compra e venda ou cessão de direitos do imóvel, inclua esse documento no processo.

• Extratos bancários, holerite, cópia da Carteira de Trabalho e da Declaração de Imposto de Renda:

Se você pretende solicitar gratuidade de justiça na usucapião judicial, reúna esses documentos para comprovar sua condição financeira.

• Ata Notarial (na Usucapião Extrajudicial):

Na usucapião extrajudicial é necessário obter uma ata notarial, que é um documento elaborado por um tabelião em que são relatadas as informações sobre a posse do imóvel.

• Memorial Descritivo e Planta do imóvel:

Solicite a um profissional habilitado, como um engenheiro ou arquiteto, a elaboração de um memorial descritivo e uma planta do imóvel. Esses documentos detalham informações sobre as características do imóvel.

Quer aprender mais sobre Usucapião? Clique aqui e confira a lista de posts e informações!

Esses são os documentos necessários para Usucapião. Apresentando a documentação necessária você regulariza seu imóvel ou imóveis de um ente já falecido. Essa regularização é essencial para ter a tranquilidade de saber que a posse do imóvel finalmente é sua.

Ter um advogado especialista em usucapião é obrigatório. Além de te ajudar com a relação dos documentos, é uma maneira eficaz de garantir a legalização da sua situação imobiliária para evitar problemas futuros.

Espero que o artigo tenha te ajudado. Caso deseje fazer uma consulta e resolver o seu caso, clique aqui e converse diretamente comigo!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e me siga nas redes sociais! 😉

Comentários

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
💭 Precisa de ajuda?
Adv. Mateus Freire ⚖️
Olá! 👋

Como posso te ajudar?